O Poder e os Benefícios da Meditação

A meditação diária ou por pelo menos três vezes na semana, com um tempo de duração de dez a vinte minutos, ajuda a libertar a mente que estava sobrecarregada, devido ao excesso de utilização do corpo mental, que recebe muitas informações, condicionamentos e hábitos que ficam arraigados dentro de nós e nos fazem acreditar que nós somos a mente, o que não é uma verdade, pois ela é o instrumento que utilizamos para ver, perceber e experimentar o mundo, e nós somos a consciência que está por trás dessa mente.

Para perceber essa diferença é primordial estarmos conectados à nossa real essência, pois sem ela, a mente pode se tornar a maior armadilha do ego, que cria a ilusão de impedimento para seguir no nosso processo de iluminação, pois somos espíritos vivendo uma vida no planeta Terra, ou seja, estamos aqui, mas não somos daqui.

Hoje, cada vez mais a meditação parou de ser vista como parte de alguma religião, e sim como um método eficaz em que a ciência, através de diversos estudos, vem nos últimos anos apontando seus inúmeros benefícios, entre eles:

1. A diminuição do estresse

A meditação ajuda o praticante a lidar com o estresse, sem fugir da dor e do sofrimento de algumas situações, pois o estresse é a      resposta às exigências colocadas sobre o corpo e a mente, trazendo consequências fisiológicas que podem acarretar doenças mentais, energéticas, espirituais e físicas.

Portanto se você pode aprender a se sentir confortável dentro da dor ou ansiedades, a sua experiência dolorosa poderá ser completamente modificada, transformando o estresse ou a dor, podendo estar cada vez mais ciente deles, para assim, perceber a reação da mente e modificar essa reatividade perante esses momentos tão desafiadores.

2. A meditação pode ajudar em atividades multitarefas

Executar multitarefas pode ser um desafio no comportamento humano, mas às vezes a vida nos põe à prova de fogo e temos que realizar muitas coisas ao mesmo tempo.

Descobri isso quando me tornei mãe, como é complexo cuidar de uma criança, de você, da casa, do trabalho e ainda dar conta de ser você em toda a sua plenitude, com todas as implicações de realizar multitarefas que seriam executadas por vários trabalhadores, ficando muitas vezes no limite da exaustão.

Como a meditação me ajudou e ainda me ajuda a ter uma mente mais centrada, em momentos de estresse elevado.

3. A melhora da função imunológica

O ato de meditar nos facilita a liberar muitos hormônios, que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, com reflexos no sistema cardiovascular, respiratório e endócrino.

4. A redução da probabilidade de sintomas relacionados à depressão

A meditação não apenas diminui sintomas associados à depressão, como também protege contra o seu desenvolvimento, atuando como um preventivo.

5. A melhora na qualidade do sono

Com a liberação dos hormônios, o relaxamento e o esvaziamento de tantas informações desnecessárias, a mente começa a diminuir o fluxo dos pensamentos, portanto, você vai atingir níveis mais profundos do sono e vai te ajudar também na preparação dele.

6. A melhora na cognição

Pesquisas apontam que, quatro dias de meditação já podem causar efeito positivo na cognição e no humor, pois ajuda a reduzir a fadiga, a ansiedade e aumento da atenção plena no momento presente e no poder do agora.

7. A meditação ajuda na memória reduzindo os pensamentos vagos

O efeito da meditação na atenção plena do momento presente, ajuda na capacidade de impedir a mente, de vagar durante tarefas e trabalhos que executamos no nosso cotidiano.

8. A meditação pode promover bem-estar psicológico

Ela ajuda na redução de problemas de estresse, ansiedade e dores crônicas, portanto, aumenta o bem-estar em todos os níveis mentais – consciente, subconsciente e inconsciente, pois o cérebro vai sendo alterado e modificado conforme a prática vai sendo realizada com constância.

9. A meditação pode promover emoções positivas

O trabalho em conjunto com algumas ferramentas de meditação, ajuda a desenvolver sentimentos de empatia, bondade e compaixão em relação a si mesmo e aos outros, aumentando emoções positivas em experiências diárias.

Ajuda a produzir uma variedade de recursos pessoais, como atenção plena, propósito na vida e apoio interior, como consequência, aumento da satisfação e redução dos sintomas de estresse e depressão.

10. A meditação traz mais atenção e autorregulação

São inúmeros efeitos positivos no bem-estar, no corpo e na saúde mental, sem falar na conexão com nosso “EU” interior e com a nossa essência, criando cada vez mais esse espaço de se olhar para dentro.

O mundo ocidental reconhece cada vez mais, o poder dessa técnica milenar, que nos facilita o olhar para nós mesmos e para o nosso universo interior, tendo uma vida mais alinhada com o nosso propósito na jornada terrestre, sem perder o nosso verdadeiro foco aqui, nessa grande escola chamada vida em que somos todos meros aprendizes.

Quantos mais benefícios você precisa, para começar a sua prática de meditação hoje?

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest
Myriam Filippi
Yogaterapeuta, instrutora de Hatha Yoga, atriz, gestora educacional, terapeuta reikiana e holística, escritora, jornalista e buscadora.
Cadastre-se na Newsletter
× Como posso te ajudar?